PROPESQ realiza chamada pública para patrocinadores do XXVII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), convida empresas públicas ou privadas que tenham interesse em patrocinar o XXVII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN (eCICT 2016).

O Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica é um evento aberto à comunidade no qual os alunos de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN (bolsistas e voluntários) apresentam os resultados de suas pesquisas desenvolvidas ao longo de um ano, como cumprimento de um plano de trabalho elaborado e orientado por um professor/pesquisador do quadro permanente da Instituição.

Este ano, a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizará a 27ª edição do Congresso em novo formato, o eCICT 2016, abarcando uma etapa inicial digital seguida de uma etapa presencial, no formato de apresentações em workshops e encontros de ciências. A UFRN objetiva possibilitar uma experiência de congresso virtual robusta e pioneira no Brasil, por meio de apresentação de trabalho completo digital, enriquecido por uma apresentação em vídeo. Tal sistemática possibilitará uma ampla divulgação dos trabalhos, que terão visibilidade mundial em sua fase web, ficando disponíveis no site do eCICT 2016 a todos os interessados. Na fase presencial do evento, além da comunidade diretamente relacionada ao evento – aproximadamente 1400 alunos autores e coautores dos trabalhos em exposição –, espera-se a presença de pesquisadores e estudantes da graduação de todas as unidades acadêmicas da Instituição, bem como, do público externo interessado nas temáticas dos trabalhos e palestras. As aulas não serão suspensas no período de realização do Congresso, mas haverá recomendação de deslocamento de atividades para o evento, estimando-se a presença média de 600 visitantes por dia.

O XXVII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica - eCICT-2016 seguirá o tema "CIÊNCIA ALIMENTANDO O BRASIL" e acontecerá, portanto, em dois momentos:

1 - Fase web:

Disponibilização dos arquivos digitais das apresentações dos trabalhos dos discentes no site do evento para visitas pela comunidade acadêmica e público externo, e para avaliação eletrônica pelos consultores da UFRN e comitê PIBIC-CNPq, através do portal do Consultor, no período de 26 de setembro a 7 de outubro de 2016.

2 - Fase presencial:

A solenidade de abertura do Congresso ocorrerá no dia 7 de novembro, às 14h30, no Auditório Prof. Otto de Brito Guerra (Reitoria), onde serão apresentados relatos de experiências de sucesso e palestras abordando o tema central do evento a partir dos enfoques das três grandes áreas: Humanas e Sociais; Saúde e Biológicas; Exatas e Tecnológicas. O Congresso seguirá com os Workshops Temáticos nos dias 8, 9 e 10 de novembro, nos Auditórios da Escola de Ciência e Tecnologia da UFRN (ECT). No dia 11 de novembro, ocorrerão os Encontros de Ciências no Auditório Prof. Otto de Brito Guerra (Reitoria). O encerramento e premiação dos melhores trabalhos ocorrerão no dia 11 de novembro, às 16h, no Auditório da Reitoria.

Para o presente evento, definiu-se como forma de participação de instituições, o patrocínio dos prêmios que serão concedidos aos autores dos melhores trabalhos do XXVII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN (eCICT 2016) durante a solenidade de encerramento. Em contrapartida, a UFRN inserirá a logomarca dos patrocinadores e apoiadores no site do evento e em todo o material de divulgação (cadernos de programação, faixas e banners de orientação dos participantes, camisetas, bolsas e crachás individuais de identificação). A UFRN também fará o anúncio verbal das entidades apoiadoras na abertura das sessões de apresentações de trabalhos e das solenidades previstas na programação do evento, assim como, reservará espaço para os patrocinadores e demais entidades apoiadoras do eCICT 2016 realizarem suas próprias ações de divulgação. As propostas de apoio ao evento devem ser feitas pelo telefone: (84) 991936079 ou pelos emails: cic@propesq.ufrn.br e propesq@reitoria.ufrn.br.

(22.09.2016)