XXVII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica-UFRN - eCICT 2016

O Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (CICT) é um evento aberto à comunidade no qual todos os aproximadamente 1.300 alunos de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN (bolsistas e voluntários) apresentam os resultados de suas pesquisas desenvolvidas ao longo de um ano, como cumprimento de um plano de trabalho elaborado e orientado por um professor/pesquisador do quadro permanente da Instituição. O CICT é uma das muitas ações inseridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, programa voltado para o estímulo à formação em pesquisa de novos talentos em todas as áreas do conhecimento e que busca igualmente contribuir para a formação pós-graduada de recursos humanos para a pesquisa nas mais variadas áreas e linhas, criando assim uma demanda para os programas de pós-graduação stricto sensu e contribuindo para o processo de retroalimentação da melhoria da graduação e o aumento dos indicadores de formação profissional da UFRN.

Este ano, a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizará a 27ª edição do Congresso em novo formato, o eCICT 2016, abarcando uma etapa inicial digital seguida de uma etapa presencial, no formato de apresentações em workshops e encontros de ciências.  Na fase inicial (web) as apresentações dos trabalhos pelos discentes se darão na forma de arquivos digitais (trabalho completo e vídeo) submetidos via SIGAA e disponibilizados amplamente para visitantes do site e para os avaliadores da UFRN e comitê externo PIBIC-CNPq. Durante a fase presencial do evento, os 72 melhores trabalhos selecionados a partir da etapa anterior seguirão para as apresentações orais nos workshops. Na fase seguinte, os 9 trabalhos com melhor classificação serão apresentados nos encontros de ciências.

O XXVII Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica - eCICT-2016 seguirá o tema "CIÊNCIA ALIMENTANDO O BRASIL" e acontecerá, portanto, em dois momentos:

1 - Fase web:

Disponibilização dos arquivos digitais das apresentações dos trabalhos dos discentes no site do evento para visitas pela comunidade acadêmica e público externo, e para avaliação eletrônica pelos consultores da UFRN e comitê PIBIC-CNPq, através do portal do Consultor, no período de 26 de setembro a 7 de outubro de 2016.

2 - Fase presencial:

A solenidade de abertura do Congresso ocorrerá no dia 7 de novembro, às 14h30, no Auditório Prof. Otto de Brito Guerra (Reitoria) e os Workshops Temáticos seguirão nos dias 8, 9 e 10 de novembro, nos Auditórios da Escola de Ciência e Tecnologia da UFRN (ECT). No dia 11 de novembro, ocorrerão os encontros de ciências no Auditório Prof. Otto de Brito Guerra (Reitoria). O encerramento e premiação dos melhores trabalhos ocorrerão no dia 11 de novembro, às 16h, no Auditório da Reitoria.

(26.09.2016)