Nossas mídias

O que é o CICT?

O que é o CICT?


O Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica (CICT) é um evento aberto à comunidade no qual todos os alunos de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN (bolsistas e voluntários) apresentam os resultados de suas pesquisas desenvolvidas ao longo de um ano, como cumprimento de um plano de trabalho elaborado e orientado por um professor/pesquisador do quadro permanente da Instituição. O CICT é uma das muitas ações inseridas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica, programa voltado para o estímulo à formação em pesquisa de novos talentos em todas as áreas do conhecimento e que busca igualmente contribuir para a formação pós-graduada de recursos humanos para a pesquisa nas mais variadas áreas, criando assim uma demanda para os programas de pós-graduação stricto sensu e contribuindo para o processo de retroalimentação da melhoria da graduação e o aumento dos indicadores de formação profissional da UFRN.


Este ano, a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizará a 29ª edição do Congresso, o eCICT 2018, abarcando uma etapa inicial online seguida de uma etapa presencial, no formato de apresentações em workshops. A UFRN objetiva consolidar uma experiência de congresso virtual robusta e pioneira no Brasil, por meio de apresentação online de trabalhos. Tal sistemática possibilitará uma ampla divulgação dos trabalhos, que terão visibilidade mundial em sua Fase Online, através da disponibilização das apresentações em vídeo no site do eCICT 2018 a todos os interessados. Na fase presencial do evento, além da comunidade diretamente relacionada ao evento – aproximadamente 1700 alunos autores e coautores dos trabalhos em exposição –, espera-se a presença de pesquisadores e estudantes da graduação de todas as unidades acadêmicas da Instituição, bem como do público externo interessado nas temáticas dos trabalhos e palestras.


O XXIX Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN - eCICT 2018 seguirá o tema "Ciência para Redução das Desigualdades" e acontecerá, portanto, em dois momentos:

1 - Fase Online:

Disponibilização dos vídeos com as apresentações dos trabalhos dos discentes no site do evento para visitas pela comunidade acadêmica e público externo, e para avaliação pelos consultores da UFRN e comitê PIBIC-CNPq, no período de 17 a 25 de setembro.

2 - Fase Presencial:

As atividades principais se concentrarão no Auditório Prof. Otto de Brito Guerra (Reitoria), no período de 5 a 9 de novembro, conforme a programação oficial.


Quem deve participar como autor de trabalho?


Deverão realizar o envio do relatório final/trabalho para o eCICT 2018 todos os alunos de Iniciação Científica ou Tecnológica (bolsistas e voluntários), que estiveram regularmente vinculados a plano de trabalho com período de vigência encerrando em julho/2018, das seguintes modalidades:

  • PIBIC CNPq, PIBITI CNPq, PIBIC AF CNPq

  • PIBIC UFRN, PIBITI UFRN

  • PIBIC EM (Ensino médio)

  • PPG/PROPESQ
  • ECT
  • VOLUNTÁRIOS