Vídeo

SUBMISSÃO DO ARQUIVO DE VÍDEO

 

Período de envio: 01 de agosto a 01 de setembro de 2017.

 

Para submeter o vídeo, o autor do trabalho deverá acessar o SIGAA > Portal do Discente > Pesquisa > Congresso de Iniciação Científica > Submeter Trabalho Completo. Após preencher todos os campos do trabalho completo, selecionar o arquivo de vídeo, clicar no ícone "Adicionar Arquivo" e, em seguida, clicar em "Submeter Trabalho".

 

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

  • Preceitos éticos referentes à identificação de participantes e outros deverão ser respeitados;

  • Não será permitido enviar conteúdo violento, discriminatório ou pornográfico ou que viole direitos de terceiros ou a lei;

  • Formato do arquivo: qualquer dos formatos tradicionais de vídeo. Exemplos: MKV, AVI, MPEG, MP4;

  • Tamanho máximo do arquivo: 50Mb;

  • Duração máxima do vídeo: 03 (três) minutos.

 

RECOMENDAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO VÍDEO

 

1. Imagem de abertura: Inicie com a logomarca do congresso (disponível no site do evento).

 

2. Créditos Iniciais: Informe o nome e a edição do congresso, título do trabalho, autor, co-autores, orientador e curso.

 

3. Roteiro: Apresente o tema de pesquisa de forma sintética, atrativa, dinâmica e interessante.

 

3.1. Faça um recorte. Selecione os aspectos essenciais do seu tema. Lembre-se de que o tempo de duração do vídeo não deve ultrapassar 3 minutos.

 

3.2. Utilize linguagem acessível e explique os conceitos essenciais, pois o objetivo do vídeo é se fazer compreender por qualquer pessoa.

 

3.3. Observe a adequada entonação da narração. Para conferir maior dinâmica, procure alternar os momentos de fala com outros elementos da apresentação, evitando falar do início ao final do vídeo.

 

3.4. Evite gravar em ambientes com ruídos ou outras interferências. Procure lugares silenciosos e fique próximo do aparelho de captação de áudio.

 

3.5. Em algum momento, preferencialmente no início, o autor deve apresentar-se em enquadramento fechado (close up) voltado para a câmera. Evite roupas ou posturas inapropriadas para a apresentação de trabalhos científicos.

 

3.6. A apresentação não deve se limitar à leitura de texto que aparece na tela. O uso de outros elementos gráficos enriquece a apresentação.

 

3.7. Evite imagens e símbolos pequenos ou ilegíveis. Disponibilize-os por tempo suficiente para que o espectador compreenda a informação que se deseja transmitir. Cuide para que a imagem de fundo não desvie a atenção do seu assunto principal.

 

3.8. Não utilize imagens de pessoas sem obter autorização de uso da imagem por escrito. Ao utilizar trechos de músicas ou de vídeos, atente para a proteção dos direitos autorais. Uma opção é utilizar aqueles disponíveis no site www.dominiopublico.gov.br, entre outros.

 

3.9. Evite texto na faixa inferior da tela, pois poderão ser adicionadas legendas em inglês em alguns trabalhos selecionados. Caso deseje, o autor já pode fazê-lo.

 

3.10. Poderão ser utilizadas ferramentas para edição de vídeos. (Ex.: Windows Movie Maker, iMovie, After Effects etc.)

 

4 - Créditos Finais Logomarcas dos organizadores e patrocinadores (disponíveis no site do evento).